quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dica Cultural:Campanha de Popularização do Teatro


Começa mais uma Campanha de Popularização do Teatro
Em BH, 122 espetáculos estão em cartaz. Juiz de Fora e Ipatinga também participam do evento

Um dos destaques será a apresentação de Till, a saga de um herói torto, do Grupo Galpão

Maior e mais duradouro evento do gênero no país, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança chega à 36ª edição com perspectiva de voltar a bater recordes. “Trabalhamos para manter os números do ano passado (339 mil ingressos vendidos), mas com a convicção de que eles possam melhorar”, avisa o presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc-MG), Rômulo Duque.

Para isso, além da estreia de 53 espetáculos, ele anuncia, pela primeira vez, a venda de ingressos pela internet (apenas 20% do total, para não privilegiar classes); a manutenção dos postos móveis (dois Doblôs), que circularão por toda cidade; a criação de um ponto de encontro da categoria no Centro (Butecando, na Avenida Augusto de Lima esquina com a Rua Espírito Santo); e a inauguração de um teatro de bolso, batizado com o nome da produtora morta no ano passado Claide Gosling, em Santa Efigênia (Rua Álvares Maciel), na Zona Leste da capital.

Novidade na programação não há. Apenas a manutenção da magnitude da campanha, que este ano volta a privilegiar a comédia – tendência da produção teatral nacional, que, segundo Duque, prefere não correr riscos. Além de continuar levando atrações mais populares às grandes regionais da capital, o Barreiro, por exemplo, sem esquecer o potencial de público do interior do estado (Juiz de Fora e Ipatinga). “Este ano, infelizmente, não podemos levar a campanha a Timóteo, no Vale do Aço, por falta de patrocínio”, lamenta Rômulo Duque, comemorando as sete edições seguidas do evento em Ipatinga, na mesma região, além de nove em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O evento é viabilizado pelas leis municipal, estadual e federal de incentivo à cultura.

Em Belo Horizonte, serão 122 espetáculos, 78 produções voltadas para o público adulto e 35 para o infantil (confira a relação na edição de amanhã do caderno Gurilândia). A crescente participação da dança é confirmada pela presença de nove espetáculos. “A volta do circo à programação de Ipatinga também deverá contribuir para aumentar o público”, avalia o presidente do Sinparc, salientando que os espetáculos circenses são eventuais na programação da campanha, assim como os de ópera. “O único critério de participação é que a produção tenha se apresentado no ano anterior”, acrescenta Duque.

36ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA

De 7 deste mês a 7 de março, nos teatros da cidade.

Ingressos: R$ 10. Informações: (31) 3271-7906.

Vendas na internet – www.sinparc.com.br



Fonte: www.uai.com.br

Esse post foi publicado de quinta-feira, 14 de janeiro

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