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quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Follow-Up: opção para alavancar produtividade na equipe
30 de dezembro de 2009 às 00:08
Por Fábio Bandeira de Mello - www.administradores.com.br
Independente da área de atuação é necessário que o gestor procure extrair o melhor da sua equipe para alcançar as metas esperadas. Mas, como conseguir os resultados de uma equipe? O que faz um gestor mais eficaz do que o outro?
Diante desses dilemas é importante entender que o papel do gestor/chefe está muito além de apenas cobrar a execução das tarefas. É preciso estabelecer metas, gerenciar uma rotina e, principalmente, acompanhar o andamento das atividades. Essa avaliação constante do andamento das tarefas é conhecida também como follow-up.
Na era da administração participativa, o conceito de trabalho em equipe precisa realmente acontecer. Os gestores devem mostrar aos subordinados que também fazem parte do "grupo". A ausência do chefe no processo de realização das atividades pode atrapalhar na produtividade e desempenho da equipe.
Para o consultor Edson Rodriguez, vice-presidente da Thomas Brasil, empresa especializada em treinamento gerencial de liderança e motivação, o fololw-up é uma forma de alavancar resultados. “O follow-up bem feito transmite segurança à equipe e bons líderes sabem disso: delegam, dão suporte, estimulam a criatividade e cobram resultados, excelência e prazo”.
O especialista enumera também alguns fatores para os gestores conquistarem melhores resultados com a equipe pondo em prática o follow-up de forma adequada. Confira:
- O intervalo de tempo entre os períodos de checagem deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o colaborador sinta que a empresa confia no trabalho dele;
- Os itens a serem checados devem estar relacionados com as metas, tanto específicas quanto periféricas, com ênfase maior nas específicas, porque elas é que, usualmente, agregam maior valor;
- A abordagem: pessoas são diferentes entre si, percebem os estímulos ambientais de modo diferente. O que é uma simples cobrança de rotina para um indivíduo pode soar como enorme desconfiança para outro. Para manter a motivação e o entusiasmo das pessoas, é preciso levar esse aspecto em consideração (pessoas diferentes, abordagens diferentes...);
- O elogio: não se deve desperdiçar a oportunidade de reconhecer o bom trabalho e insuflar ânimo nas pessoas;
- O suporte: pessoas esperam por direção, por ajuda. A real contribuição do gestor no sentido de orientar e ajudar a criar novas idéias para superar problemas na execução do trabalho são aspectos fundamentais no follow-up;
- A cobrança firme dos resultados parciais esperados: suporte, otimismo, elogios não são os únicos fatores. A firmeza, a exigência de altos padrões também é uma forma de mostrar uma liderança atuante e isso ocorre durante o follow-up;
- O estímulo ao uso dos recursos que cada indivíduo tem à sua disposição: as pessoas precisam ser estimuladas a usar ao máximo suas capacidades. Fuja das situações nas quais o funcionário sabe a resposta, o que tem que ser feito, mas aguarda que você descubra e só então diga a ele o que fazer. Isso é pernicioso e usualmente encobre problemas de relacionamento.
O follow-up não acontece apenas na relação entre gestores e equipe. Esse acompanhamento pode está direcionado na esfera profissional, pessoal e comercial. É muito comum um follow-up no relacionamento entre cliente e empresa. Isso pode gerar confiança e fidelização dos consumidores com a organização.
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