domingo, 8 de março de 2009

Como elaborar um currículo corretamente


O currículo é o registro da sua história profissional, leitor. É a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio. É um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando
quem você é, de maneira elegante e agradável. O currículo deve se constituir numa mensagem breve. Não é à toa que quase em muitos países se utiliza a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo. Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você, portanto, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar. Cuide bem do seu currículo que ele ajudará você a alcançar entrevistas, a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego. O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.
Antigamente, destacar-se pelo currículo era usar papel rosa, arrumar o texto em blocos agrupados e densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo! Hoje, mudou o mercado de trabalho, e mudaram os currículos. Seja você candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é evidenciar suas habilidades, conquistas e experiência, e é nisso que você vai se distingüir de uma multidão de outros candidatos. Este é o currículo moderno e eficaz!
UM BOM CURRÍCULO…
…apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.
UM BOM CURRÍCULO…
…deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e
adequadamente formatado.
UM BOM CURRÍCULO…
…faz você se destacar em uma pilha de outros currículos
UM BOM CURRÍCULO…
…chama a atenção de quem o lê e faz aumentar as suas chances de conseguir
a entrevista de emprego.
Funções do Curriculo
Para quem está empregado, o currículo é importante porque pode ser solicitado para apoiar um processo de promoção, para um convite para um novo emprego, para mostrar a clientes e fornecedores. Não se deve nunca descuidar dele, se se quiser causar uma impressão positiva.
Para quem está procurando emprego, o currículo tem duas funções básicas: é uma ferramenta para gerar entrevistas de emprego serve de guia para os seus entrevistadores.
Portanto, facilite a vida do seu entrevistador. Procure responder, no currículo, as perguntas para as quais os entrevistadores querem resposta. E o quê, afinal, os entrevistadores querem saber de um candidato a emprego?
O que você quer? Para responder a esta pergunta, o seu currículo deve comunicar claramente, e
especificamente, quais os seus objetivos. Coloque um sumário sucinto e claro
de suas expectativas. Ex: cargo executivo na área industrial (estilo mais aberto) ou
diretor/gerente da área industrial (estilo mais específico).
Por que você quer? Mostre por que razão você considera merecer o cargo que está pretendendo.
Seu currículo deve enfocar o objetivo. Aqueles itens da sua carreira que não ajudam a justificar o foco central do seu currículo devem ser menos enfatizados, ou não incluídos. Por exemplo, se o seu objetivo é ser diretor industrial e você trabalhou durante um ano para um empregador em vendas de
produtos de consumo, esta experiência deve ter menção mínima ou não constar do sumário.
Em que você contribuiu?
Destaque as atividades que você desempenhou em cada emprego e que resultaram em retorno para a empresa, seja institucional, financeiro ou de relacionamento de mercado. O seu potencial empregador quer saber, logo à primeira vista, se você é um empregado que traz resultados para a empresa ou se apenas cumpre o seu papel.
Você se organiza e planeja para alcançar objetivos?
Um currículo bem organizado, com seqüência lógica, mostra a sua habilidade de organizar atividades e tarefas, e o fato de saber o que quer mostra ambição e vontade de atingir esses objetivos.
Você se comunica?
Usar frases curtas é uma maneira eficiente de demonstrar objetividade e concisão. Utilize o mínimo de palavras. Evite advérbios subjetivos como extremamente, fortemente e outros. Inicie frases com verbos de ação, como construí, reduzi, aumentei, implantei, administrei, supervisionei, melhorei,
expandi, organizei, treinei, encontrei, descobri, planejei etc. Mas ao mesmo tempo em que os verbos podem vir na primeira pessoa, evite utilizar o pronome pessoal eu; ele passa impressão ofensiva de falta de modéstia quando usado em demasia. Ao redigir, tente criar uma impressão moderna, positiva, agressiva e direcionada a realizações. Os entrevistadores analisam pilhas de currículos e precisam entender rapidamente, na primeira leitura, exatamente o que você pretende, por que e com que objetivos. Faça um esforço de preparação para economizar o esforço de leitura deles. Isto pode resultar em ponto positivo para você.
Você é positivo?
Um currículo deve falar bem de você, claro que com base na verdade. Por
isso, enfatize os pontos positivos. Ninguém quer ler informações tristes, de
pessoas que choramingam. Mostre aspectos marcantes primeiramente e deixe os
aspectos menos relevantes para o final. Atinja o entrevistador com um
impacto positivo logo no início da leitura.
Seqüência de Apresentação
Basicamente, o que um empregador quer saber de você quando olha o currículo
são apenas três coisas:
- onde você já esteve
- o que você já fez por outra empresa
- o que pode fazer pela empresa dele
Apenas como exemplo, o currículo de um candidato a um posto de gerente, para atender a esta necessidade, pode ser montado da seguinte maneira: Objetivo conciso, Breve sumário de qualificações, Formação acadêmica, Resultados obtidos em decorrência das habilidades técnicas
Experiência profissional mais relevante (com datas e lugares), Pontos fortes, Conhecimento de informática
Primeira Página
Preferivelmente, este mesmo profissional que estamos usando como exemplo deve procurar manter o currículo em, no máximo, duas páginas. Um currículo de três páginas é hoje considerado extenso.
Logo no início da primeira página, coloque o seu nome, seu endereço e números de telefone. Não há outro lugar melhor para colocar essas informações – como os currículos são lidos rapidamente, você pode perder uma oportunidade se o leitor pensar que você esqueceu de colocar essas informações.
Em seguida, coloque o seu objetivo, que não deve ultrapassar uma linha. Ex: gerente de Marketing/Produto Mencione depois, sumariamente, um resumo de suas qualificações. Ex: economista com MBA em Marketing e dez anos de experiência em planejamento de mídia e estudo de mercado. Ao colocar datas de títulos no currículo, certifique-se de incluir as datas de início e final de cada curso do lado esquerdo da página. Ao colocar a relação de seus empregos anteriores, certifique-se de incluir as datas de entrada e saída de cada emprego do lado direito da página,
depois do nome de cada empresa. Não separe os cargos com textos, pois eles perdem o impacto do número e da seqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário