quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

o Recursos Humanos em pauta deseja um Feliz 2010 a todos

Follow-Up: opção para alavancar produtividade na equipe



30 de dezembro de 2009 às 00:08

Por Fábio Bandeira de Mello - www.administradores.com.br

Independente da área de atuação é necessário que o gestor procure extrair o melhor da sua equipe para alcançar as metas esperadas. Mas, como conseguir os resultados de uma equipe? O que faz um gestor mais eficaz do que o outro?

Diante desses dilemas é importante entender que o papel do gestor/chefe está muito além de apenas cobrar a execução das tarefas. É preciso estabelecer metas, gerenciar uma rotina e, principalmente, acompanhar o andamento das atividades. Essa avaliação constante do andamento das tarefas é conhecida também como follow-up.

Na era da administração participativa, o conceito de trabalho em equipe precisa realmente acontecer. Os gestores devem mostrar aos subordinados que também fazem parte do "grupo". A ausência do chefe no processo de realização das atividades pode atrapalhar na produtividade e desempenho da equipe.

Para o consultor Edson Rodriguez, vice-presidente da Thomas Brasil, empresa especializada em treinamento gerencial de liderança e motivação, o fololw-up é uma forma de alavancar resultados. “O follow-up bem feito transmite segurança à equipe e bons líderes sabem disso: delegam, dão suporte, estimulam a criatividade e cobram resultados, excelência e prazo”.

O especialista enumera também alguns fatores para os gestores conquistarem melhores resultados com a equipe pondo em prática o follow-up de forma adequada. Confira:


- O intervalo de tempo entre os períodos de checagem deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o colaborador sinta que a empresa confia no trabalho dele;


- Os itens a serem checados devem estar relacionados com as metas, tanto específicas quanto periféricas, com ênfase maior nas específicas, porque elas é que, usualmente, agregam maior valor;


- A abordagem: pessoas são diferentes entre si, percebem os estímulos ambientais de modo diferente. O que é uma simples cobrança de rotina para um indivíduo pode soar como enorme desconfiança para outro. Para manter a motivação e o entusiasmo das pessoas, é preciso levar esse aspecto em consideração (pessoas diferentes, abordagens diferentes...);


- O elogio: não se deve desperdiçar a oportunidade de reconhecer o bom trabalho e insuflar ânimo nas pessoas;


- O suporte: pessoas esperam por direção, por ajuda. A real contribuição do gestor no sentido de orientar e ajudar a criar novas idéias para superar problemas na execução do trabalho são aspectos fundamentais no follow-up;


- A cobrança firme dos resultados parciais esperados: suporte, otimismo, elogios não são os únicos fatores. A firmeza, a exigência de altos padrões também é uma forma de mostrar uma liderança atuante e isso ocorre durante o follow-up;


- O estímulo ao uso dos recursos que cada indivíduo tem à sua disposição: as pessoas precisam ser estimuladas a usar ao máximo suas capacidades. Fuja das situações nas quais o funcionário sabe a resposta, o que tem que ser feito, mas aguarda que você descubra e só então diga a ele o que fazer. Isso é pernicioso e usualmente encobre problemas de relacionamento.

O follow-up não acontece apenas na relação entre gestores e equipe. Esse acompanhamento pode está direcionado na esfera profissional, pessoal e comercial. É muito comum um follow-up no relacionamento entre cliente e empresa. Isso pode gerar confiança e fidelização dos consumidores com a organização.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Analista de RH Sênior

Empresa de grande porte contrata Analista de RH Sênior:

Atividades principais: Seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, acompanhamento de indicadores.
Formação Acadêmica: Superior em Psicologia ou Administração. Desejável pós graduação em Gestão de Pessoas ou RH.
Requisitos: Experiência mínima de 03 anos em rotinas de RH, informática avançada.
Salário a combinar.
Benefícios: Assistência médica e odontológica, PLR, bolsa de estudos para graduação e pós graduação, alimentação e cesta básica.
Interessados deverão enviar currículo para vagarhsig@yahoo.com.br, indicando pretensão salarial e último salário recebido. Indicar o cargo no campo assunto.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vaga para Técnico de Informática-Vitória/ES URGENTE

a Solin Integradora de Tecnologia da Informação,empresa com 19 anos de atuação no mercado de TI sediada em Belo Horizonte-MG CONTRATA:



Técnico de Informática-Vitória-ES

Atividades:Conhecimento e experiência em suporte a campo para usuário de micro informática, abertura e acompanhamento de chamados , registro de informações de chamados técnicos, rotinas administrativas e emissão de relatórios. Montagem, manutenção e configuração de micros.Rotinas de Backup, conhecimento de Desktops.

Suporte a usuários de micro informática, pacote office, manutenção de HW e suporte de SW.

Instalação, movimentação, adição, remoção e manutenção de hardware, aplicação de imagem, configurações de perfil e aplicativos. Abertura, gestão e fechamento de chamados técnicos. Recebimento, conferência e expedição de ativos de micro informática.

Formação: Curso técnico em Informática(NO MÍNIMO) concluído.

Idade:a partir de 18 anos

Sexo:Masculino

Remuneração: R$852.00

Benefícios: Vale-Transporte, Refeição na empresa (valor de 7.50/dia),Uniforme,Assistência Médica(Regime Co-Participativo)e Odontológica após 06 meses de admissão.

Horário de Trabalho:Segunda à Quinta-Feira,de 08:00 às 18:00

Perfil Comportamental: Boa disposição física,proatividade,agilidade,bons conhecimentos técnicos,pontualidade e assiduidade.
OBS:Vaga para ficar alocado na TSA-V&M-Vitória-Es.

Interessados deverão encaminhar cv para:recursoshumanos@solin.com.br aos cuidados de Karina Fernandes.VAGA URGENTE!!!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Vagas RH

Analista de RH Sênior

Atividades principais: Treinamento, desenvolvimento e demais rotinas de RH Elaboração de relatórios gerenciais Acompanhamento de resultados e indicadores Formação Acadêmica: Superior em Administração Concluído Conhecimentos importantes Experiência mínima de 2 anos com rotinas de RH, treinamento e desenvolvimento. Excel e Power Pint avançado Condições de contratação: Salário fixo + benefícios.
Interessados devem encaminhar currículo para: eletrorh@yahoo.com.br e colocar no assunto o cargo de interesse.


Analista de Treinamento

Sexo: indiferente Escolaridade: Graduação em Psicologia ou Recursos Humanos Horário: integral Salário: a combinar Exigimos experiência com treinamento e disponibilidade para viagens constantes.

Os interessados deverão enviar o currículo para rh@megafort.com.br com o nome da vaga no campo assunto e a pretensão salarial

domingo, 13 de dezembro de 2009

Vaga RH na empresa Plantar em Três Marias!!!!

Cargo: Analista de RH Júnior
Graduação: Psicologia completo Experiência: Experiência nos subsistemas de RH, aplicação e correção de testes a nível operacional e administrativo. Acompanhamento de colaboradores. Conhecimento especifico em aplicação e correção de testes psicológicos Salário: a combinar Vaga para trabalhar em Três Marias - Minas Gerais
Interessados deverão enviar currículo para: patricia.sobrinho@ plantar.com. br Colocar no assunto: "Analista de RH Júnior"

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Entrevista com Psicólogo Eduardo Alencar sobre a atuação do analista do comportamento no âmbito organziacional



O que é a Analise doCoopervolks: Comportamento?
Eduardo Alencar: A psicologia enquanto ciência do comportamento humano apresenta várias abordagens sobre como entender o seu objeto de estudo: O Homem. Entre elas estão a psicanálise de Freud focando o estudo dos aparelhos psíquicos, a fenomenologia de Hussel com o estudo do homem em sua totalidade dita e compreendida como "ser-no-mundo" e a análise do comportamento de Skinner que traz uma nova e diferenciada concepção de comportamento.



Coopervolks: O que é comportamento para esta vertente teórica?
Eduardo Alencar: O comportamento para análise do comportamento é tido como a relação entre o que um sujeito faz, em que momento ele faz, qual a conseqüência de sua ação no ambiente e como esta conseqüência afeta o seu próprio comportamento. Diferente do que estamos acostumados, pois no senso comum e em muitas abordagens teóricas da psicologia, o comportamento é tido apenas como "ação", ou seja, tudo aquilo que o homem faz. Para nós analistas do comportamento a ação nada mais é do que o conceito de "resposta", uma unidade conceitual, uma parte das diferentes contingências, uma ferramenta utilizada para estudo dos vários tipos de comportamento.



Coopervolks: Que tipos de comportamentos existem?

Eduardo Alencar: Antes de responder a sua pergunta, quero dizer que o comportamento para esta abordagem é multideterminado pelos 3 níveis variantes de seleção do comportamento: filogenético (que diz respeito a características de uma determinada espécie), ontogenético (que diz respeito a gama de história, experiências, vivências únicas e exclusivas para um determinado sujeito) e culturais (que dizem respeito aos comportamentos de um determinado grupo social). Didaticamente, os tipos de comportamentos estão subdivididos em operantes (unidade para o estudo ontogenético), verbal (unidade para estudo ontogenético e cultural) e respondentes (undiade para estudo filogenético). Operantes são aqueles comportamentos apreendidos, por exemplo, digitar, dançar, vender, jogar, etc. Já os respondentes são os comportamentos que nos acompanham pela espécie, respirar, fazer sexo, reproduzir-se, beber água, etc. E por fim, o verbal que engloba não apelas o falar propriamente dito, mas as diferentes formas de se comunicar.



Coopervolks: Me parece que operantes e verbais são o foco dos comportamentos observados em recrutamento e seleção, você pode descrever estas unidades de análise?
Eduardo Alencar: Em seleção por competência, profissionais de RH estudam o comportamento através do CAR (Contexto – Ação – Resultado), a tríplice contingência estuda o comportamento através do ARC (Antecedente – Resposta – Consequência), neste sentido elas são bem parecidas na medida em que a premissa é acreditar que comportamentos do passado que foram adequados às suas conseqüências tendem em termos de probabilidade, repetir-se no futuro. Já o verbal quando objeto de estudo de outros profissionais restringe-se ao falar ou aqueles manuais de "o corpo fala". O verbal é algo infinito que nem a própria análise do comportamento possui segurança para andar em alguns campos. Skinner quando lançou o verbal behavior sintetizou comportamentos verbais que aplicam-se desde o autismo, conduta de mentir, relatar experiências passadas até o mais diferente que possamos pensar.



Coopervolks: E pensar é um comportamento? Recebemos informações que esta vertente teórica é reducionista, mecanicista e nega eventos de natureza profunda.
Eduardo Alencar: Sim, pensamento é um comportamento de classificação "encoberta". Damos este nome apenas pois o acesso a ele se dá única e exclusivamente pelo próprio sujeito. Quanto a estas críticas, penso que ocorram pela errônea interpretação dos profissionais (inclusive dos próprios psicólogos) acerca da análise do comportamento. Watson, pioneiro do behaviorismo metodológico (que negava realmente estes eventos) foi quem inspirou Skinner a criar o behaviorismo radical (filosofia que hoje embasa a análise do comportamento) e de maneira alguma negamos pensamentos ou sentimentos. Por fim, quanto ao acesso ou tratamento de "coisas profundas", nós tratamos de ambos como um comportamento, penso que esta critica seja apenas por que negamos à qualquer instância psíquica algum tipo de status diferenciado sobre o comportamento. Pode-se dizer na brincadeira que nossas determinantes psíquicas seriam os 3 níveis de determinação do comportamento (risos). Por isso somos radicais, não pela negação de algum tipo de comportamento, mas no sentido de negar à instâncias psíquicas a determinação sobre os comportamentos públicos. Ambos estão interligados (pensamentos e comportamentos públicos), ambos são frutos da história de vida do homem e de suas relações com o mundo e do impacto destas relações sobre ele mesmo.



Coopervolks: E como tudo isso pode ser aplicado à pratica do psicólogo nas organizações?
Eduardo Alencar:
Bom, para começar, "organizações" não limita-se ao RH. O psicólogo pode atuar com o marketing, com a responsabilidade social, com a gestão do conhecimento e afins. Como minha prática é voltada ao RH, vou responder a sua pergunta através da mesma ok? A partir do momento que abandonamos a idéia de que comportamento não é o recorte das ações do homem e sim um conjunto ligado a isso (Antecedente – Resposta – Conseqüência) nós ampliamos o repertório do profissional no que diz respeito a: seleção e treinamento de pessoal (passamos a compreender suas habilidades, identificamos necessidades de treinamento, ganhamos melhor ferramenta para previsão de comportamentos futuros, temos acesso a possíveis motivadores, etc), na área de cargos e salários, mesmo que o foco seja a descrição topográfica do que os sujeitos farão ao ocupar cada cargo ou de que forma serão remunerados (consequenciados) por isso, ganhamos melhor ferramenta para previsão de como o sujeito irá agir, do que precisa ser modificado para sua motivação, aumento de produtividade, etc. Em medicina e segurança do trabalho e endomarketing o comportamento verbal facilita as relações de aprendizado, prevenção de acidentes, etc. Poderíamos falar disso o dia todo.



Coopervolks: O que você indica para aqueles que querem saber um pouco mais desta prática diferenciada de analisar comportamento em organizações?
Eduardo Alencar:
Bom, quem almeja avançar pela porta dos estudos, indico o núcleo paradigma (http://www.nucleoparadigma.com.br)/, instituição de ensino em pós graduação e extensão universitária em análise do comportamento. Já quem almeja avançar pela leitura, indico artigos nos portais: http://www.redepsi.com.br/, http://www.administradores.com.br/, http://www.rh.com.br/ . Já quem tem facilidade para fazer analogias entre a teoria comportamental e a prática, indico o coerção do Sidman e o ciência e comportamento humano de Skinner (livros básicos e de cabeceira do psicólogo analista do comportamento).

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Analista de RH Sênior

Oportunidade em empresa de grande porte
Formação Superior em Psicologia ou Administração, desejável especialização na área de RH.
Ampla experiência em todos os subsistemas de RH
Disponibilidade para residir em Itaú de Minas ou Passos
Remuneração: R$4.000,00 mais excelentes benefícios

Interessados e somente dentro do perfil devem enviar Currículo com Carta de Apresentação para:
monicaq@terra. com.br

Obs: Currículos fora do perfil serão deletados.


__._,_.___

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vaga de Analista de RH Sênior

Empresa de grande porte no segmento metalúrgico contrata para trabalhar no interior de Minas (região do Vale do Aço).

Perfil: Graduação superior completa, com pós graduação em Gestão de Pessoas;
Idioma: Inglês mínimo intermediário
Experiência: Mínimo 5 anos de experiência na função em empresas de grande porte, preferencialmente no ramo industrial. Atuação nos processos de cargos e salários, departamento de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento.

Os interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para o e-mail: thais@nortearh. com.br.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sobre empresas de Recolocação....

Prezados seguidores do Blog....

Venho através deste buscar mais informações sobre a FanRh que atualmente é conhecida por BR Vagas.Estou acompanhando algumas pessoas que buscam recolocação profissional e não estão satisfeitas com o processo disponibilizado pela empresa.

O importante é não criticar a metodologia, pois isto é anti-ético,mas devemos sim esclarecer pois os profissionais contam com as recolocações,então sendo assim,devemos ter no mercado boas empresas que captem bons profissionais.Vamos trabalhar para que cada vez mais as empresas possam se tornar real instrumento de sucesso profissional.

Abraços....

Vagas RH

A RC Desenvolvimento Organizacional, atendendo a um cliente, está selecionando um ASSESSOR DE RECURSOS HUMANOS, conforme perfil detalhado abaixo.

Inscrição: somente serão analisados e receberão resposta os currículos que observarem os quatro requisitos abaixo.
data-limite: 11/12/2009;
os currículos deverão estar em Word e estritamente dentro do perfil;
endereço para envio de currículos: rc.consultoria@terra.com.br;
no campo "assunto" do e-mail deverá constar, única e necessariamente, o código ARH.
Esclarecimento: não somos uma empresa de Recrutamento & Seleção. O processo seletivo ora em andamento é uma ação pontual, surgida como necessidade dentro de um projeto maior de Desenvolvimento Organizacional para um dos nossos clientes.

Atenciosamente,

Rodrigo F. Chaves
RC Desenvolvimento Organizacional




ASSESSOR DE RECURSOS HUMANOS

A empresa: nosso cliente atua no mercado desde o ano 2000 na indústria e comércio de cosméticos, com crescimento anual médio de 25%, encontra-se em momento de reestruturação organizacional e em vias de lançar novos produtos e conquistar novos mercados, inclusive o mercado externo. Quadro funcional: 60 empregados.

A função: o Assessor de Recursos Humanos deverá cuidar da eficácia organizacional utilizando, para isso, tecnologias de RH aliadas a controles e ferramentas de gestão. Será responsável direto pelo Planejamento Estratégico, Indicadores de Controle (BSC), Treinamento & Desenvolvimento, Recrutamento & Seleção e Remuneração e Pessoal & Benefícios, além de acompanhar questões ligadas a Relações Sindicais e Trabalhistas e Segurança e Medicina do Trabalho junto às áreas responsáveis. O profissional terá reporte direto ao Diretor Administrativo-Financeiro, com acesso direto ao Conselho Gestor, devendo participar em reuniões de alta gestão. A Folha de Pagamento é terceirizada e haverá viagens esporádicas e de curta duração. Local de trabalho: Belo Horizonte.

Formação:

· Administração de Empresas ou Psicologia (preferencialmente);
· Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos será forte diferencial.

Perfil:

· profissional generalista, com conhecimento de todos os subsistemas de Recursos Humanos;
· visão organizacional holística e apuradas escuta e leitura de cenário;
· experiência prévia em reestruturação organizacional (processos e pessoas);
· experiência anterior na administração e acompanhamento de Planejamento Estratégico e Indicadores de Controle (BSC);
· maturidade pessoal e profissional e forte orientação para resultados;
· habilidade para estabelecimento de parcerias produtivas com todos os níveis hierárquicos;
· bom conhecimento de legislação trabalhista;
· conhecimento avançado de Excel, Powerpoint e Word;
· residir em Belo Horizonte.

Remuneração: R$2.500,00 mais assistência médica, vale-alimentação, seguro de vida coletivo, vale-transporte, celular corporativo.

Horário de trabalho: 44 horas semanais, semana inglesa.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Analista de RH Sênior

Atividades principais:- Treinamento, desenvolvimento e demais rotinas de RH Elaboração de relatórios gerenciais Acompanhamento de resultados e indicadores Formação Acadêmica: -Superior em Administração Concluído Conhecimentos importantes- Experiência mínima de 2 anos com rotinas de RH, treinamento e desenvolvimento. Excel e Power Pint avançado Condições de contratação:- Salário fixo + benefícios
Os interessados favor entrar em contato com Jordana ou Cristiane no telefone: (31) 2555-5466

Como se comportar nas festas de fim de ano da empresa

Todo final de ano uma coisa é certa: são vários os micos nas festas das firmas: é chefe metido a galã dando em cima das estagiárias, é secretária tomando umas a mais e subindo na mesa... A consultora de imagem Sabina Donadelli ensina quais cuidados tomar nas confraternizações de Natal e Ano Novo de sua empresa para que o "day after" não seja constrangedor:

- Procure chegar no horário marcado para o início da festa... os famosos quinze minutos de tolerância são permitidos, mas não vá muito além... Os atrasos deixam os organizadores ansiosos e são sinais de pouco caso. Pior ainda se você é o chefe da equipe.

- Na hora de comer seja discreta (o). Espere as pessoas hierarquicamente superiores servirem-se na sua frente.

- Seja agradável e procure falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nesta circunstância, é expressamente proibido (a menos que você já não se importe mais se vai ou não permanecer na empresa).

- Evite contar estórias catastróficas e ficar falando de doenças. Em dias de festa as pessoas não querem falar destes assuntos e você poderá se tornar desagradável.

- Se você não é acostumada (o) a tomar bebida alcoólica, não vá escolher justamente a festa de fim de ano da empresa para experimentar. Isto poderá lhe render uma bruta ressaca psicológica (que é pior que a ressaca da bebida!).

- Cuidado com a roupa! Mesmo que aquele colega maravilhoso que você paquerou o ano inteiro for presença confirmada, lembre-se que todos os chefes, diretores e colegas também estarão por lá. Procure um visual alegre e principalmente que valorize seu estilo, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência, etc.

- Festas de final de ano são sempre uma ótima oportunidade para você melhorar seu network. Não perca esta chance comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Mesmo sendo dia de festa você está no ambiente do seu trabalho.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Coordenador de Qualidade - Bhte

Promover integração das unidades da empresa.Garantir o cumprimento da qualidade.Assegurar a manutenção da qualidade dentro da empresa.Experiência na função.Possuir conhecimento Pacote Office.3º Grau completo em Administração de Empresas e/ou Engenharia.
Acesse:www.selpe.com.br

Analista RH Sênior - Bhte

Realizar consultoria inrerna.Realizar pesquisa de clima na empresa.Realizar pesquisa de cargos e salários.Experiência na função.Possuir conhecimento Pacote Office.Superior completo em Psicologia.
Acesse:www.selpe.com.br

Analista de Treinamento e Desenvolvimento - Vespasiano

Administrar treinamentos internos e externos.Executar o plano anual de formação dos colaboradores da empresa.Realizar planejamento da logística de treinamento.Experiência na função.Possuir conhecimento Pacote Office.Superior completo em Piscologia.
Acesse: www.selpe.com.br e cadastre.

Vaga paa Gerente de Gestão e Gente

A Talento é uma empresa de Consultoria em RH, voltada para soluções estratégicas.
Estamos selecionando profissional para empresa do Segmento de Cosméticos e Perfumaria com atuação Nacional, para assumir a Gerência de Gente e Gestão.
Gerente de Gente e Gestão

Funções e Responsabilidades:
Profissional com formação em Psicologia ou Administração com ênfase em RH; e outros.
Visão Estratégica de RH;
Conhecimentos em Sistemas de Gestão da Qualidade;
Conhecimento em Recrutamento e Seleção;
Acompanhamento de Indicadores de Desempenho;
Processo de Comunicação Interna;
Conhecimento em Implantação de Plano de Carreiras;
Implantação do Plano de Cargos e Salários;
É necessário ter experiência em Coordenação de equipe;
Montar a matriz de necessidade de treinamento da empresa;
Disponibilidade para viagens.
A Empresa oferece:
Alimentação na Fábrica;
Transporte Coletivo;
Salário compatível com o mercado;
Localização Grande BH;

Acesse:www.talentobh.com.br

Analista de RH na Unimed Bh

Analista de Recursos Humanos

Atividades:

Assessorar e prestar consultoria às lideranças nos processos de gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, descrição de cargos, acompanhamento, movimentações, avaliação de desempenho, feedback, orçamento de pessoal, pesquisa de clima e aplicação de medidas sócio pedagógicas.

Requisitos:


Formação superior em psicologia;
Experiência anterior na área de recursos humanos, atuando como consultor interno;
Conhecimento em sistemas informatizados, desejável VETORH;
Conhecimento de técnicas e ferramentas de recrutamento e seleção, técnicas como instrutor e elaboração de treinamentos;
Desejável conhecimento em liderança e coaching e metodologias e ferramentas para comunicação interna;
Conhecimento sobre metodologias de cargos e salários (desejável metodologia Hay) e conhecimento sobre a legislação trabalhista, previdenciária, tributos e encargos sociais incidentes sobre remuneração;
Experiência anterior em métodos de formulação orçamentária;
Bons conhecimentos do pacote office.

Acesse:www.unimedbh.com.br e clique no link TRABALHE CONOSCO.